-
Arquitetos: MASS Design Group
- Área: 693 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Iwan Baan, MASS Design Group
-
Fabricantes: ACRA Industries, Atelier 83 - GHESKIO, Atlantic Door & Windows, Big Ass Solutions, CIP concrete, HAFCO, MFM Peel & Seal, Majic, Phifer, ProGroup, YCF Group
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nos meses que se seguiram ao terremoto de 2010 no Haiti, a cólera—uma doença evitável e até então, erradicada do país—se espalhou rapidamente por uma cidade em ruínas. Naquele momento, a única estação de tratamento de esgoto de Porto Príncipe foi fechada devido à estragos causados pelo terremoto. O abastecimento de água potável foi cortado assim como os serviços de coleta de lixo também pararam de funcionar. O colapso de uma infraestrutura de saúde pública já muito precária, associada à superlotação geral e às condições insalubres dos abrigos temporários erguidos desesperadamente por uma população completamente desamparada, foi o estopim para o maior surto de cólera do século XXI. A GHESKIO, uma organização haitiana dedicada à pesquisa na área de saúde pública, foi uma das primeiras instituições a agir em busca de soluções para controlar a disseminação da doença.
Apoiada por uma enorme rede de instalações para o tratamento de doenças contagiosas no país, a GHESKIO levantou rapidamente uma série de estruturas temporárias emergenciais para pacientes com cólera. Entretanto, devido à precariedade da infraestrutura pública e, consequentemente, a rápida disseminação da doença—em um clima especialmente quente e úmido—, estas tendas ou barracas de lona se mostraram praticamente ineficazes e até perigosas. Pensando nisso, Jean William Pape, cofundador da GHESKIO, encomendou aos arquitetos do MASS um projeto para o Centro de Tratamento para Pacientes com Cólera de Porto Príncipe. O enunciado entregue à equipe do MASS era bastante conciso e até desafiador: seria possível construir um centro de tratamento para pacientes com cólera e ao mesmo tempo, lidar com à precariedade da infraestrutura pública no Haiti?
Para minimizar os riscos de contágio, decorrentes da precariedade do sistema de tratamento de esgoto e da gestão de resíduos sólidos na cidade, o Centro de Tratamento para Pacientes com Cólera foi concebido como um edifício off-grid. A cobertura foi projetada com dois propósito: permitir uma ampla e abundante iluminação natural dos espaços interiores assim como coletar e armazenar o maior volume possível de água da chuva para posterior reutilização nos chuveiros e pias. Parte da água coletada é filtrada e processada para ser utilizada na Terapia de Reidratação Oral, o tratamento mais eficaz para cuidas dos pacientes doentes. Além disso, o edifício conta com um sistema próprio de tratamento de esgoto capaz de purificar quase mil metros cúbicos de esgoto por ano, minimizando possíveis chances de contaminação do lençol freático da cidade.
Com capacidade para atender até cem pacientes simultaneamente, o edifício conta com um eficiente sistema de ventilação e purificação do ar. O sistema de fachada, desenvolvido para otimizar as condições de iluminação e a ventilação natural no interior do edifício, conta com mais de oito mil aberturas. Devido à necessidade de esterilização diária de todas as superfícies do edifício, todos os materiais foram escolhidos por sua durabilidade e resistência.
Além disso, a equipe do MASS trabalhou diretamente com alunos das oficinas de treinamento vocacional mantidas pela GHESKIO no país, contratando e ensinando pessoas vítimas de abuso a fabricar móveis personalizados, os quais foram utilizados no Centro de Tratamento de Porto Príncipe. Todas as cadeiras e berços foram executados pela equipe da oficina, substituindo os móveis emergenciais e proporcionando melhores condições de conforto para os pacientes. Embora a erradicação da cólera seja uma batalha à longo prazo, o Centro de Tratamento para Paciente com Cólera representa um enorme progresso. Devido à natureza temporária das demais instalações de tratamento de pacientes, à dificuldade de manutenção e a falta de financiamento público, o Centro de Tratamento para Paciente com Cólera da GHESKIO é uma das únicas instalações ainda em atividade no país, sendo responsável pelo tratamento da grande maioria dos casos de cólera em Porto Príncipe.
[Website do fotógrafo - https://iwan.com/portfolio/gheskio-cholera-treatment-center-haiti-port-au-prince/ ]